sábado, 1 de dezembro de 2012

Escrever e falar em preteguês


Neste momento estou num sitio onde leio e ouço a Língua Portuguesa ser diariamente ofendida como se se tratasse de uma filha bastarda de uma prostituta. Até ela, a prostituta me merece respeito.Aquela foi a sua opção. 

E,onde estou, não é a língua materna.Foi a língua imposta e mal ensinada. Estão desculpados.

Mas ser nossa opção,estudantes desta licenciatura, na nossa língua materna, ofendermos constantemente a nossa língua é voltar à barbárie.

Recentemente não me contive e manifestei-me,numa troca de mensagens de colegas sobre uma questão que nem interessa ao caso.

Disse de minha justiça. Não se trata de intolerância. Esta só tenho à lactose.

É falta de paciência para ler frases cheias de erros ortográficos em "preteguês".

Entregámos de mão beijada,sem escrúpulos nem vergonha, porque agora lambemos cús e temos medo, um novo acordo ortográfico.

Mas ainda nem sequer sabemos escrever no "antigo"? Como é que é?

Eu recuso-me a ser moderna neste ponto,mas só neste, por respeito à minha Língua.
Sou a favor da evolução das línguas,mas não preciso de nova grafia para ser entendida por 200 milhões de brasileiros.

Nem eles, que quase nunca nos entendem e estão-se "nas tintas". Eu também estou.

Aqui, quando não me entendem repito 10 vezes com palavras novas se preciso for. Porque temos essa riqueza. E não preciso de falar como eles. E lá nos entendemos nesta língua linda. E bem.

Mas sei escrever na grafia "antiga". E vou continuar a dedicar-me a ela com orgulho. E se me assinalarem erros porque não escrevo segundo a nova grafia,paciência.

Mais e mais teimosa vou ficar. A escrever como aprendi e sem erros ortográficos.

Cuidado com a forma como (des)tratamos a nossa língua em especial numa licenciatura.

Não quero parecer pretenciosa,mas tenho o direito de me insurgir e pedir mais atenção.

Tenho lido na Academia: Há-des, há sem h quando deve ter e vice-versa, fizestes,fostes e tivestes com fartura, etc etc.
Coisas básicas. Regras que se aprendem na primária. 

Penso e repito do alto do meu amor pela minha língua que tenho também a responsabilidade de corrigir e chamar a atenção.

Como também disse já não peço desculpa por pensar assim. Porque fiquei farta de ler erros.

Hoje existem muitos dicionário na rede. E, há correctores ortográficos (alguns são malandros e trazem a nova ortografia rejeitada por mim).

Escrevam o texto no "word" que ajuda imenso e um corrector ortográfico faz o serviço. Nesse processo até se aprende mais uma palavra bem escrita.

Devíamos todos ter muito cuidado e orgulho em saber escrever a nossa língua,sem erros.

Li por aí que se apenas escrevemos adaptados à linguagem moderna tecnológica simplificada e quase encriptada pensamos como macacos e somos como macacos.

Também acho. Demasiadamente simplistas, sem esforço intelectual, voltamos a ser macacos.

Saudações académicas e das outras e muitas leituras em português.

Sem comentários:

Enviar um comentário