sexta-feira, 1 de março de 2013

Amanhã sejam um pau luso orgulhosamente a emperrar a engrenagem


2Março

Que se faça a revolução tão necessária para que todos nos tornemos sem excepção, cidadãos de plenos direitos humanos: direito ao trabalho, à liberdade, à educação, à saúde, à casa e ao pão.

E mesmo que num dia não se mude nada, pequenos gestos ajudam a fazer mudar muitas coisas grandes:

Que a grandeza do dia de amanhã não caiba em si. 

Porque tantos ingénuos acreditam e acreditaram num mundo melhor se aboliu a pena de morte,se aboliu a escravatura,se criou um sistema de saúde e de educação para todos em particular os mais desprotegidos. Se fizeram 2 guerras. Se luta pelos direitos das crianças e dos animais.

Por causa destes  ingénuos e loucos, acontecem lutas e uniões singulares. Amanhã sejam loucos, criativos, ingénuos e orgulhosos. Sejam cidadãos sem medo. Em paz. Porque apenas se pretende que o país se reconcilie com a solidariedade e a fraternidade. E com uma vida digna para os seus cidadãos.

Por quem foi obrigado a sair da zona de conforto, porque nem sequer o tinha e emigrou, por quem não pode estar presente. Por cidadania. Pela Nação valente e imortal.

Não é demais relembrar:

"Na Alemanha,
Primeiro vieram buscar os comunistas, e eu não disse nada porque não era comunista.
Depois vieram pelos judeus, e eu não disse nada porque não era judeu.
Depois vieram pelos sindicalistas, e eu não disse nada porque não era sindicalista.
Depois vieram pelos católicos, e eu não disse nada porque era protestante.
Depois vieram por mim e, nessa altura, já não havia ninguém para erguer a voz"

PASTOR MARTIN NIEMOLLER 
(Sobrevivente do Holocausto)

Relembro ainda o grande Bertold Brecht :

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio e dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e incha o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pulha, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem"

1 comentário:

  1. ...cansaram-nos, esgotaram-nos, deixaram-nos sem força para saber, sequer, que há manif!... - povo exausto e enforcado num cinto que outros apertam!
    Descubramos forças para fazer florir o jardim -antes que a maré nos afogue!...

    ResponderEliminar