quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Na espuma dos nossos dias, parte III


Hoje ao admirar bolas de sabão, borboletas e um pé feminino repleto de pulseiras lindas, percebi o quanto me fascina não as pulseiras, nem as bolas nem as borboletas mas a simbologia que carregam.

A leveza, a simplicidade, a liberdade e a beleza de termos bagagens leves e simples aos ombros, que são a nossa sabedoria vinda de momentos inexcedíveis e outros mais serenos, nesta experiência humana e que nos fazem ir além do que aparentamos ser.

Somos tudo, somos uma experiência divina, dos anjos, da luz e por vezes diabólica. Somos loucos, somos pequenos, somos imensos e como dizem estas palavras enormes de Nietszche que encontrei numa “casualidade” que me faz imaginar e questionar: e se nós tivéssemos a coragem?

"Creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as bolhas de sabão... Ver girar essas pequenas almas leves, loucas, graciosas e que se mo...vem é o que, de mim, arrancam lágrimas e canções. Eu só poderia acreditar em um Deus que soubesse dançar. E quando vi meu demônio, pareceu-me sério, grave, profundo, solene. Era o espírito da gravidade. ele é que faz cair todas as coisas. Não é com ira, mas com riso que se mata. Coragem! Vamos matar o espírito da gravidade! Eu aprendi a andar. Desde então, passei por mim a correr. Eu aprendi a voar. Desde então, não quero que me empurrem para mudar de lugar. Agora sou leve, agora vôo, agora vejo por baixo de mim mesmo, agora um Deus dança em mim!"

Sem comentários:

Enviar um comentário