domingo, 30 de agosto de 2015

Um mundo radical

Escrevi agora e dedico à minha amiga Ana Malafaia que me inspirou e me ofereceu palavras. Inspirou-me com as nossas conversas sobre o mundo.
Ela que se sente e é uma nano bactéria no combate aos radicalismos neste mundo que também não é o dela, mas como eu, respira-o. 
É dedicado a todas as nano bactérias que combatem com esperança os radicalismos e se recusam a usar o código de Hamurábi para os combater.


No meu mundo radical
tudo está inventado
tudo está pensado
tudo praticado
radicalismos e intolerâncias
soluções e bem-aventuranças
neste mundo que não é o meu
mas é o mundo onde sou esmagado
onde o medo foi o programa instalado

medo de perder a casa, o trabalho
a estabilidade financeira
medo de perder a família
medo de perder a vida inteira

a história do mundo é feita de guerras
de estados terroristas pestilentos
células malignas
de intolerância
xenofobia e morte
e nós que queremos apenas existir
vivemos mergulhados 
nos seus excrementos
e pouco conseguir

os estados radicais
estão de novo a conseguir
dominar
metade do mundo tem medo
da outra metade
ninguém diz a verdade
já só o medo faz pensar

querem-me radical
xenófoba, racista, intolerante
contra judeus, católicos
palestinos, muçulmanos
ou demente,
a combater a luta 
olho por olho dente por dente

não vejo solução
para este mundo mortal
que me quer parcial
a combater radical com radical
vim eu a este mundo
para ser este feio radical?

não, não cairei nessa armadilha
reconheço no espelho
no outro que sou também eu
o meu deus
na mesma trilha

não, não caio na armadilha
de ser intolerante e radical
mas serei bactéria radical 
nano organismo 
radical
prenha de fé 
imortal
na barriga prenha
de nano bactérias
dentro do mundo
no combate ao medo
dos que fazem do meu mundo
um mundo anormal
e radical


Sem comentários:

Enviar um comentário